Deixar de lado as redes sociais como parte da estratégia de marketing da sua empresa pode não ser a melhor das ideias. Afinal, a utilização delas é o foco principal de 70% da população que está conectada à internet, de acordo com pesquisa realizada em 2018 pelo IBGE.

O potencial é enorme e as possibilidades infinitas, porém de nada adianta se não houver uma estratégia sólida de marketing por trás. Por isso, separamos os principais pontos que você deve considerar.

Escolha as redes sociais que o seu público está

Entenda para quem você está vendendo, quais são seus hábitos, o que mais gosta e nesse caso, quais são as redes sociais que mais costuma utilizar.

Cada rede tem propostas diferentes e formas específicas de se comunicar, algumas tem focos em imagens, outras em textos e outras em vídeos.

A escolha correta crucial para alcançar o máximo do seu público na internet e irá definir como será a produção de conteúdo. Atenção:

  • Fuja de decisões que são pautadas em achismo;
  • Estar presente em um lugar muitas vezes é melhor do que estar em vários e não ter sua presença notada.

Gestão da comunidade

O princípio das redes sociais é interagir com as pessoas, ou seja, escute e seja escutado. Elas vão entrar em contato com a marca para reclamar, para elogiar ou responder um conteúdo postado, não perca essas oportunidades de interagir e até fomentar as conversas.

Seja pessoal

Tenha uma comunicação única, diferenciada e pessoal. Chame a pessoa pelo nome, trate bem, busque responder o mais rápido possível e resolver os problemas.

Esteja alinhado com os valores do seu negócio

Os consumidores estão cada dia mais exigentes e buscam mais do que ter o melhor serviço ou produto. É necessário que os negócios se tornem mais humanos na comunicação e nas ideologias, com valores, propósito e comportamento.

Tenha conteúdo relevante

Já se foi o tempo em que tudo o que era postado, era exibido para todos os seguidores. As plataformas ganharam popularidade e há muitos usuários ativos, todos competindo por atenção, e quanto todo mundo fala ao mesmo tempo ninguém é ouvido.

O algoritmo veio para colocar um pouco de ordem nessa situação, dando prioridade para os conteúdos mais relevantes.

O que são conteúdos relevantes?

São conteúdos que o seu público vai se identificar ou aprender, e interagir curtindo, compartilhando ou comentando.

Analise e teste

Tudo na internet são dados e nas redes sociais não é diferente. Analisar as informações para saber quais são os conteúdos que mais engajaram e quais obtiveram melhores resultados é a uma das etapas primordiais para garantir o sucesso na comunicação.

No processo de produção e análise tem muito teste no meio do caminho, o comportamento das pessoas muda frequentemente, então o que deu certo ontem, talvez amanhã já não funcione mais.

O que achou das dicas? Muita coisa para fazer e pensar, não é mesmo? Se você acredita que as redes sociais podem potencializar a comunicação do seu negócio, e precisa de alguém experiente para geri-las, solicite um orçamento. Vamos entender o seu negócio e elaborar uma estratégia personalizada com base nas necessidades específicas do seu negócio.

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